a tarde de sexta-feira, 06, a comissão do Concurso de Lapinhas e o diretor de Cultura Vanderlino Barbosa entregaram a premiação na casa das inscritas no concurso. A ação marcou o encerramento do Projeto “Natal de Luz, Gente de paz”, realizado pela terceira edição por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com as secretarias de Assistência Social, Educação e Infraestrutura.
Como salientou o diretor de Cultura, é intenção da secretaria que o projeto continue. “Pela participação que tem, manter esse projeto que inclui o Concurso de Lapinhas é uma forma de valorizar e resgatar uma tradição que é realizada em nosso município há muito tempo”. Para Eliene Rodrigues, que participou da comissão do concurso, “é uma manifestação importante e rica porque é bonito saber que as pessoas ainda cultivam esse hábito”, destacou.
Há mais de 50 anos Sizaltina Dourado de Santana confecciona o presépio. “Desde os meus 12 anos observava a lapinha que minha madrinha fazia e comecei a brincar de montar lapinha em casa. Quando casei em 1950 fiz uma promessa para o menino Jesus e fui atendida. Então comecei a fazer o presépio e não parei mais”.
Uma tradição passada de mãe para filha, de tia para sobrinha. “Ainda criança ajudava minha mãe fazer e sempre gostei. Hoje sempre me inscrevo nesse concurso porque valoriza esse costume”, relatou Amélia Maria de Santana. “Quando ainda era menina eu ajudava minha tia a fazer o presépio e continuei. Não é promessa é porque gosto mesmo”, frisou Maria Rosa Silva. Com o passar dos anos a fé de continuar a tradição ainda é a mesma. “Pretendo continuar fazendo lapinha enquanto Deus me der vida e coragem”, afirmou Maria de Oliveira Dias.
Texto e fotos: Ana Lúcia Souza
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.