A 12ª edição da Operação Safra foi lançada na manhã desta segunda-feira (29), em Barreiras, durante solenidade realizada na Base Avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Bavan/Graer). A ação, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e pela Polícia Militar da Bahia (PMBA), tem como objetivo reforçar a segurança no campo durante o período de colheita.
O vice-prefeito e procurador-geral do município, Dr. Túlio Viana, participou do evento representando a Prefeitura de Barreiras e destacou a importância da operação para assegurar tranquilidade aos produtores, trabalhadores e comunidades rurais.
A cerimônia contou também com a presença do comandante de Policiamento da Região Oeste, coronel PM Soares, que representou o comandante-geral da PMBA, coronel PM Magalhães. Também estiveram presentes o presidente da Aiba, Moisés Schmidt, a presidente da Abapa, Alessandra Zanatto, e o diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Menezes Luz, reforçando a integração entre poder público e setor produtivo.
A Operação Safra é considerada uma referência em parceria público-privada no Oeste baiano. O modelo une os esforços da Polícia Militar e entidades do agronegócio, ampliando a eficiência das ações de prevenção e combate à criminalidade durante a colheita e o escoamento da produção agrícola.
Neste ciclo 2025/2026, participam da operação unidades da PMBA como a 30ª, 83ª, 85ª e 86ª CIPM, além da Companhia Independente de Policiamento Tático do Oeste (CIPT-Oeste), da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Cerrado (CIPE Cerrado), da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) e do Grupamento Aéreo (Graer). O efetivo empregado será extraordinário, sem comprometer o policiamento de rotina.
A operação abrange toda a região dos territórios de identidade da Bacia do Rio Grande e da Bacia do Rio Corrente, alcançando diretamente municípios como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Formosa do Rio Preto.
Com mais de uma década de execução, a Operação Safra se consolida como um marco de cooperação entre Estado e iniciativa privada, garantindo segurança no campo e fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico do Oeste da Bahia.
Da redação Tv Web Barreiras
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.