TCM-BA dá 10 dias para prefeito de Bom Jesus da Lapa responder denúncia sobre contratos e calote em empresa
Gestão de Eures Ribeiro é alvo de apuração por supostas irregularidades em licitações e não pagamento de serviços contratados
A gestão do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro Pereira, está sob apuração no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), após a formalização de uma denúncia que aponta possíveis irregularidades em licitações públicas e inadimplência no pagamento a uma empresa prestadora de serviços. O processo, classificado como urgente, tramita sob o número 01718e25 e teve novos desdobramentos nesta semana.
Em despacho publicado no dia 6 de maio, o conselheiro Ronaldo Sant’Anna deferiu o pedido da defesa do gestor e autorizou a prorrogação do prazo para apresentação de justificativas. Com a decisão, o prefeito licenciado — que retornou ao Executivo municipal após deixar a Assembleia Legislativa da Bahia — terá mais 10 dias para responder às acusações formais que pesam contra sua administração.
A denúncia foi apresentada por Wellington Thiago da Silva Gomes, representante da empresa Smart Serviços Ltda, que alega não ter recebido pelos serviços contratados pela Prefeitura e também aponta falhas nos processos licitatórios que embasaram os contratos.
Segundo os dados processuais, a tramitação teve início em 30 de janeiro de 2025 e ganhou celeridade devido ao pedido de medida cautelar feito pelo denunciante. O caso está em análise na Secretaria Geral do TCM e, até esta sábado (10), seguia com status de “em andamento”, com movimentações registradas em diversas unidades técnicas do tribunal.
A expectativa agora recai sobre os argumentos que serão apresentados pela defesa do prefeito. Caso o tribunal entenda que há indícios suficientes de irregularidades, o processo pode resultar em responsabilizações administrativas, sanções financeiras ou até mesmo medidas mais severas, dependendo da gravidade dos fatos apurados.
Apesar da gravidade das acusações, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.
O portal TV Web Barreiras seguirá acompanhando os desdobramentos da apuração, com foco na transparência dos atos públicos e no direito da população à informação de qualidade.
Post a Comment