Medida do Ministério da Saúde busca ampliar proteção de grupos com maior risco de infecção
O Ministério da Saúde anunciou uma nova medida de prevenção no combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs): a partir de agora, usuários da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) poderão receber gratuitamente a vacina contra hepatite A no Sistema Único de Saúde (SUS).
A estratégia tem como objetivo proteger pessoas que integram grupos mais vulneráveis à hepatite A, doença transmitida principalmente por contato com fezes contaminadas. Práticas sexuais específicas, que envolvem contato oral ou anal, estão entre as formas reconhecidas de exposição ao vírus, o que eleva o risco entre alguns dos usuários da PrEP.
A vacinação será feita em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Para receber a imunização, o usuário deve apresentar a prescrição da PrEP na unidade de saúde onde retira o medicamento ou procurar centros de vacinação da rede pública. A ação busca alcançar o maior número possível dos mais de 120 mil brasileiros cadastrados atualmente no programa da PrEP pelo SUS.
Embora muitas vezes a hepatite A se manifeste de forma leve, com sintomas como mal-estar, febre e desconforto abdominal, ela pode evoluir para quadros graves, especialmente em adultos, exigindo internação e cuidados intensivos.
Com a nova iniciativa, o Ministério da Saúde espera reduzir a circulação do vírus, proteger grupos prioritários e integrar a vacinação ao conjunto de políticas públicas voltadas à prevenção combinada do HIV e outras ISTs.
A medida integra um esforço mais amplo do governo federal para atualizar os protocolos de prevenção, considerando contextos reais de exposição e promovendo o acesso universal à saúde preventiva.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.