Em Assembleia Geral Constituinte, ontem (19), foi criado o Observatório Social (OS) de Barreiras. Entidade sem fins lucrativos, apartidária, que visa a educação fiscal e o controle da qualidade na aplicação dos recursos públicos. Estiveram presentes membros da sociedade civil organizada e da imprensa local.
Durante a assembleia foi apresentada a diretoria eleita para o biênio 2016-2017, que compõe os conselhos de administração, fiscal e consultivo. Barreiras é a quarta cidade da Bahia a constituir um OS. No Brasil, já existem 96 Observatórios, distribuídos em 18 estados.
Para o presidente eleito do OS de Barreiras, Carlos Prado, esse é um grande passo para o exercício da cidadania no município de Barreiras. “Formalizamos um compromisso com a população da cidade, pois, o Observatório Social é uma ferramenta de transparência, que vem contribuir para a boa gestão dos recursos desde o lançamento do edital, até a entrega do produto ou serviço” afirmou, acrescentando que “o trabalho será conduzido com coerência e dentro da legalidade constitucional”.
O processo para a constituição do OS de Barreiras, iniciou-se através da vinda da vice-presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Iara Vaz, no primeiro semestre do ano para esclarecer como é a atuação da entidade nos municípios. Em seguida, uma Comissão Organizadora foi formada para divulgação do OS na comunidade barreirense e também para diferentes instituições da cidade.
Para Rider Castro, presidente da CDL Barreiras, entidade que desde o início contribuiu para a criação do Observatório, a disposição dos primeiros voluntários foi fundamental. “A constituição dessa entidade é um marco na história do nosso município. Mas, esse é apenas o começo, a partir de agora será necessário contar com a disponibilidade de mais pessoas para obter bons resultados”, pontuou.
O Observatório Social funcionará na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Barreiras.
Assessoria de Comunicação CDL

Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.