Portal Tv Web Barreiras

VEREADORA KARLÚCIA MACÊDO FAZ DISCURSO EM APOIO A ATO DE ADVOGADOS EM BARREIRAS


Ontem na Câmara Legislativa de Barreiras a Tribuna popular (19 de maio terça - feira) foi ocupada pela advogada Cristiana Matos Américo, Presidente da OAB - Subseção Barreiras, que participou da sessão e falou sobre o manifesto contra a morosidade do poder judiciário do município que acontece na próxima quinta-feira, 21/05.

A vereadora Karlúcia Macêdo utilizou a Tribuna da Câmara e fez o seguinte discurso em apoio ao ato da Ordem dos Advogados do Brasil:

"Ocupo a tribuna da casa legislativa, hoje, para comentar um problema de justiça que está criando um impasse em nossa sociedade. Uma intranquilidade e porque não dizer um certo descrédito na ação da Justiça. Estamos quase que diariamente evidenciando a progressiva onda de violência em nossa cidade.

Os crimes estão acontecendo em uma progressão assustadora, toda semana temos notícias cada vez mais alarmantes, onde a vida de pessoas e principalmente de jovens está sendo ceifada de forma estúpida e violenta.

O envolvimento com drogas, os acertos de contas entre gangues rivais e até pessoas inocentes sendo vítimas desse abuso que tem mudado nosso comportamento social. Vivemos temerosos esperando que novo acidente aconteça e ele sempre acontece. 

A impunidade com que as coisas estão acontecendo sempre nos assusta, pois com certeza isso tira a tranquilidade de todos. 

As questões sociais mais relevantes foram deixadas para traz, a onda de desemprego é uma constante, a ação ostensiva da polícia não consegue coibir a constância dos crimes, as famílias estão perdendo gradativamente o controle sobre os jovens, e assim não conseguimos tirar os jovens das ruas e colocá-los em ocupações educacionais e esportivas com mais liberdade de condições: Cadê nossos Ginásios? Quadras poliesportivas? O aniversário de Barreiras está chegando, o que nossa cidade está recebendo pelos 124 anos? O orçamento é de R$ 349 milhões anual! 

O fato é que os crimes estão acontecendo e a impunidade está fazendo com que se reforce cada vez mais a ideia de que a demora de julgar e punir os responsáveis é sempre muito lenta. 

Não é com certeza uma novidade a morosidade da Justiça, pois sabemos que em nosso país já convivemos com esse problema por anos e mais anos. Mas, os reflexos dessa lentidão agora estão fortalecendo e de certa forma dando mais tranquilidade a ação aos delinquentes. 

Estamos sofrendo verdadeiros horrores com a perspectiva de que isso só vai aumentar. Será pela carência de juízes e promotores? Pelo excessivo aumento de trabalho sempre burocrático de nossa Justiça?

Pretendemos no mínimo respostas para nossas perguntas mais frequentes, e queremos uma ação imediata para coibir a ação de marginais com cada vez mais liberdade para agir. 

Já estivemos nessa casa com representantes do Ministério Público, e sabemos das carências crônicas de nossa polícia civil e militar, onde o efetivo atual não condiz com a nossa realidade. 

Esse é um fator crucial, mas não é o único. Pois mesmo com carência de equipamentos, de transportes e de armamento tanto a policia militar quanto a civil tem cumprido seu papel, com enormes dificuldades operacionais. 

Fora isso, a casa de detenção está superlotada e o presídio que está praticamente pronto, depende de decisões que praticamente ninguém consegue responder. 

Como entender com tranquilidade e paciência o que para nós é primordial e urgente e para o Estado parece não haver nenhuma urgência ou qualquer motivo de prioridade?

Enquanto isso somos reféns de uma situação que se agrava todos os dias e nem temos o direito de receber qualquer resposta que possa nos tranquilizar. 

Nossa esperança se reserva a essa Casa Legislativa, onde todos os colegas vereadores têm se manifestado em apoio a sociedade e o restabelecimento da ordem e da tranquilidade. Somos as únicas vozes que clamam por ações policiais mais conclusivas, mais atividades sociais que afastem as juventude das ruas e agora nos unimos ao movimento da OAB que reivindica maior velocidade nas ações da Justiça.

Porem caros amigos e colegas, precisamos nos unir nessa proposta e exigir dos responsáveis ações de fato fortes que possam no mínimo minimizar esse grave problema social. 

Esse é o nosso papel. Apoiar com todas as forças necessárias ações que pretendam resolver os problemas sociais mais graves. Uma luta diária da qual não podemos nem devemos abrir mão", disse a Karlúcia Macêdo.

Assessoria de Comunicação.

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem