O Joca (Juventude Organizada com Amor), completou 37 anos de fundação, e comemorou com missa na Igreja de São Sebastião, em Barreirinhas, e logo depois com uma festa no salão paroquial. Fundado no dia 16 de Março de 1977, por inspiração do Frei Luis Cáppio, hoje famoso bispo da cidade de Barra, o grupo nasceu em um celeiro da cultura local, incentivado pelo saudoso bispo Dom Ricardo.
O primeiro presidente foi Maglon Ribeiro, que é economista e hoje trabalha na secretaria de Planejamento da prefeitura de Barreiras. O segundo presidente foi João Filgueira, músico com vários cd’s gravados. Passaram pelo grupo também Valbênia e Vera Gomes (cantoras da igreja), Ekton Silva, que hoje é percussionista da dupla sertaneja Jorge e Matheus, Adalto Soares, diretor de comunicação da prefeitura de Barreiras, José Domingos e Bimax, que participaram de atividades culturais em Barreiras, Roberto de Sena, poeta, escritor e comunicador.
Hoje o Joca é o mais antigo da diocese de Barreiras. O grupo começou organizando mutirões para a construção de casas para pessoas carentes em Barreirinhas e de outros bairros. Fez apresentações teatrais, como A Paixão de Cristo, Vida de São Sebastião, Organização da Novena da Padroeira, temas da Campanha da Fraternidade, e realiza todos os anos o Forró Jocando no período das festas juninas. Foi responsável pela formação social e religiosa de pessoas que exercem ou exerceram funções importantes na paróquia.
O Joca, com suas ações nesses 37 anos, chamou e despertou a curiosidade e o interesse da comunidade, tendo participado da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. O grupo acaba de eleger uma nova diretoria, que dará continuidade a história do Joca como um grupo de jovens da Igreja Católica que tem contribuído para a formação de centenas de jovens de Barreirinhas e da cidade de Barreiras.
Fonte: Mural do Oeste
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.