Portal Tv Web Barreiras

CRIAÇÃO DE PEIXE EM TANQUE ESCAVADO FORTALECE A AGRICULTURA FAMILIAR

Kai Schwabather: "Hoje estamos muito bem" (Foto: Luciano Ribeiro/ATN) 

O Estado ocupa o 13º lugar no ranking nacional de produção de peixes. O Tocantins está no topo dos estados cujas condições naturais favoráveis a criação de peixe viabilizam a produção em grande escala: clima, qualidade/quantidade de água, topografia plana e cultivo de espécies nativas como a caranha, tambaqui, pirarucu, pacu e surubim. Um dos sistemas que contribuem para impulsionar o setor no estado é a produção em tanque escavado.

“É o carro-chefe do Estado a produção em tanque escavado. São estruturas retangulares, com a profundidade determinada, entrada e saída de água controladas. Se constrói isso, coloca o peixe e num determinado período, que não passa de um ano, é tirado a safra”, explicou Alexandre Godinho, diretor de Aquicultura e Pesca do Desenvolvimento Rural (Ruraltins).

Sebastião Henrique Naves, da Associação de Piscicultores de Guaraí, acredita que as políticas de incentivo aos agricultores familiares são fundamentais para alavancar a produção. “Sou iniciante, estamos engatinhando, e esperamos ter uma boa produção no futuro. O Estado é favorável, tem tudo para dar certo”, ponderou um dos dez produtores beneficiados com a implantação do sistema de produção em tanque rede no município.

Experiência

Quem já está consolidado no mercado é Kai Schwabather, que há 19 anos produz peixe em tanque escavado em uma propriedade no município de Porto Nacional. Hoje, todo o esforço de desbravar um setor que à época era desconhecido, é recompensado. “Nunca tivemos uma produção tão estável como agora, foram altos e baixos. Hoje estamos muito bem”, comemorou.

Kai produz alevinos em grandes quantidades para venda a piscicultores ou mesmo àqueles que criam para o próprio consumo. Desde o início ele teve a assistência do Instituto de Ruraltins e recebeu conhecimento técnico descentralizado. Para ele, uma orientação que “foi importantíssima, tanto na parte da engorda como da reprodução”, concluiu.

(Da Agência Tocantinense de Notícias)

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem