Portal Tv Web Barreiras

"ONCOLOGIA NO HO E O DESCASO DO GOVERNO DO ESTADO COM A SAÚDE", POR DÓ MIGUEL


No meu entendimento é válido e necessário todo o empenho do município na implantação em Barreiras de um Centro de Oncologia (destinado ao diagnóstico e tratamento do câncer), com a maior brevidade possível.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, nas próximas décadas, a doença se torne a principal causa de mortes no mundo todo, sendo que dois terços dos casos devem ser registrados em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Especialmente num momento em que a imprensa baiana (Jornal a Tarde, replicado em outros meios), informa que uma ação civil pública do Ministério Público da Bahia pede à Justiça que o governo do Estado destine, em caráter liminar, cerca de R$ 150 milhões ao Fundo Estadual de Saúde.

Essa medida se destina a frear desobediência às normas constitucionais que determinam o repasse mínimo para a saúde, já praticado pelo governo do Estado em 2011 e 2012, e evitando assim que tais recursos sejam utilizados em divulgações institucionais de empresas do Estado como Ebal, Embasa, Desenbahia, Bahiagás, Prodeb e Egba, segundo consta do Orçamento do governo para 2014, ou seja que o dinheiro da saúde não seja torrado na propaganda.

O Hospital do Oeste foi construído em 2006, pelo então governador Paulo Souto, e é a principal obra na área da saúde realizada no Oeste pelo Estado nas últimas décadas, eleito e reeleito com votação majoritária no oeste, na casa dos 60%, o governador Jaques Wagner sempre nos encheu de promessas bonitas, dentre outras na área da saúde a ampliação do H O, e a tão esperada e necessária implantação do Centro de Oncologia, que acabaram ficando só no discurso.


Mas a sociedade Oestina precisa defender com força os investimentos a que temos direito a exemplo do Centro de Oncologia no H O, e como podemos ver dinheiro tem, a prioridade em sua aplicação é que esta errada, por isso,  juntos,  poder público e sociedade civil temos que pressionar o governo do Estado por estes investimentos.  


Dó Miguel
É formado em administração pela UFBA e empreendedor em Barreiras

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem