Portal Tv Web Barreiras

COMISSÃO REALIZA DEBATE SOBRE PRAGAS NAS LAVOURAS DO OESTE


A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa irá promover, no próximo dia 1º de outubro, uma audiência pública para tratar do ataque da praga Helicoverpa Armigera, que já provocou prejuízos da ordem de R$ 2 bilhões no extremo oeste do estado baiano. A iniciativa é do vice-presidente do colegiado, deputado Herbert Barbosa (DEM), que deseja a intermediação do governador Jaques Wagner junto à presidente Dilma Rousseff para liberar o Benzoato de Emamectina, único produto venenoso que poderá exterminar a praga. 


O parlamentar ressaltou que o Ministério Público Estadual e a 1ª Vara da Fazenda Pública de Barreiras determinaram a suspensão e proibição de emissão de novas autorizações de aplicação do produto. "A expectativa dos produtores é que o decreto que libera a aplicação de defensivo contra a helicoverpa seja assinado pela presidente da República com brevidade", acrescentou Herbert. 

A expectativa dos produtores é a de que a Presidência da República tome uma providência para que seja liberada a aplicação do defensivo contra a praga, pois a situação é calamitosa e em breve será feito um novo plantio dos produtos atingidos. A praga causa danos a diferentes culturas de importância econômica, principalmente a do algodão e mais secundariamente soja, milho, tomate, plantas ornamentais e frutíferas, além de leguminosas em geral. O lagarto se alimenta de folhas e caules, tendo preferência por brotos, inflorescências, frutos e vagens, causando danos tanto na fase vegetativa quanto reprodutiva. 

A praga possui alto potencial reprodutivo, grande mobilidade, capacidade de sobrevivência e de adaptação a diferentes ambientes, climas e sistemas de cultivo. Estas características possibilitam sua dispersão com grande facilidade, uma vez que o inseto adulto pode voar até 1.000 km de distância. Atualmente, a praga já atinge 11 estados brasileiros. 


Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Herbert Barbosa (DEM)

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem