10/06/2013
ATENDENDO A CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS SESAB PEDE ISENÇÃO DO HO NA DEFINIÇÃO DE ESCALA DE PLANTÃO DE FUNERÁRIAS
A direção do Hospital do Oeste realizou uma reunião com proprietários de funerárias do município, para comunicar que a partir desta sexta-feira (07/06/2013), estará desvinculada de qualquer negociação da escala de plantão, das agências funerárias que desenvolvem atividades em suas dependências. Segundo Aires Alberto, proprietário da funerária 24 Horas, a medida obedece a uma determinação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que recebeu notificação da Câmara Municipal de vereadores de Barreiras, dando ciência sobre a insatisfação e reclamações de usuários da unidade de saúde, que se sentiram incomodados com a prestação de serviços funerários no pátio e recepção do hospital.
Por telefone o presidente da Câmara Carlos Tito informou que encaminhou relatório não só a Sesab, mas a diversos órgãos municipais, estaduais e federais pedindo que adotassem as devidas providências. “Não podemos reclamar da permanência de funerárias no pátio da instituição de saúde, porque isso é de competência do próprio hospital, mas a escala deve ser independente”, declarou. De acordo com João Neves, representante da empresa Precaver, a decisão de definir o rodízio de cada funerária nos plantões diários, surgiu com o objetivo de facilitar atendimento às famílias de pacientes internados e evitar divergências entre representantes das empresas, que há muito tempo queriam vender o esquife na porta do pronto – socorro.
Ele observou que a intervenção da Sesab e da Câmara, obrigou as funerárias a criarem hoje mesmo, a sua própria escala de atendimento no local. “Todos vinham obedecendo sem qualquer conflito o cronograma de atendimento definido pela direção do HO, e acredito que isso não vai gerar qualquer mudança ou polêmica, porque a classe está unida”, concluiu. Aires achou correta a interferência do órgão que representa a saúde no estado e do poder legislativo municipal, e durante o encontro propôs a criação de uma associação que os representem. “Já estou com ofícios que serão encaminhados ao Ministério Público Estadual e ao 10º Batalhão da Polícia Militar, propondo a criação da Associação dos Agentes Funerários de Barreiras. Uma vez que, precisamos moralizar a prestação desse tipo de serviço no município”, finaliza.
Lena Brito e Wendel Silva, da funerária Campos do Jordão, também defendem a implantação da AAFBA e imediatamente a fundação de uma junta fiscalizadora que esteja atenta a falta de ética de alguns profissionais da área, não só no pátio do HO, mas em outros órgãos no município. “Existem funerárias trabalhando na ilegalidade e isso é injusto com quem paga impostos e está em “dia” com suas obrigações tributárias”. A ideia de fundar uma associação gerou insatisfação e discussão na área externa do hospital, mas Aires promete não desistir.
Durante a reunião percebemos que somente seis representantes da categoria marcaram presença. Até o fechamento da matéria não conseguimos contato com a direção do HO.
Fonte: Blog Alô Alô Salomão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.