Na tarde desta terça-feira (12), a deputada Kelly Magalhães (12) denunciou, em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o início das atividades de pesquisa e sondagem às margens do Rio de Ondas para exploração do tálio.
Segundo a deputada, os proprietários das terras onde estão sendo realizadas a pesquisa não foram devidamente indenizados e a empresa que realiza o trabalho não possui licença para tal atividade. "Peço que o INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) tomem as devidas providências", cobrou.
Kelly destacou que a exploração do minério pode transformar a economia de toda região, mas é preciso discutir todos os seus impactos ambientais. "O tálio é um metal altamente tóxico e sua exploração pode devastar o meio ambiente", pontuou, acrescentando que o Rio de Ondas é um dos mais importantes patrimônios naturais da região. A deputada participou, no último domingo (10), de reunião com os moradores da Comunidade do Val da Boa Esperança, para discutir o assunto. Na AL-BA, a parlamentar solicitou à Comissão de Meio Ambiente, da qual é membro titular, a realização, em Barreiras, de uma audiência pública sobre a exploração do tálio e seus impactos.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.