Portal Tv Web Barreiras

Técnicos ambientalistas recebem capacitação de supressão vegetal e plano de manejo



Nos dias 07,08 e 09 de agosto, foi realizada no auditório da prefeitura de São Desidério, uma capacitação de supressão vegetal e plano de manejo para cinco municípios da região oeste. O curso promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente- SEMA em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo- SEMATUR por meio do Departamento de Proteção ao Meio Ambiente- DPMA, onde reuniram 35 técnicos ambientalistas das cidades de Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, Baianópolis e São Desidério.

O curso teve como objetivo capacitar os técnicos dos municípios para processos de solicitação de supressão vegetação ou plano de manejo que são duas novas atribuições estabelecidas para os municípios de acordo com a lei complementar nº140 de novembro de 2011. “A supressão vegetal é um tipo de atividade que o empreendedor ou município solicita para fazer a retirada da vegetação nativa e desmate para implantar o que ele pretende na sua propriedade. Já no plano de manejo ele solicita uma autorização para fazer uma exploração da vegetação nativa com fins econômicos sem que aconteça o processo de desmate, é o aproveitamento da vegetação de modo sustentável.” Declara o engenheiro agrônomo e especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente- SEMA, Magno Monteiro.

Para o diretor de Departamento e Proteção ao Meio Ambiente do município de São Desidério, Vagner Manheze a capacitação e conhecimento técnicos beneficiará a cidade. “Fomos o pioneiro a exercer a supressão vegetal, hoje estamos reunidos para cooperar com outros municípios.” Assegura. O secretário do município de Baianópolis Henrique da Costa Ferreira, ressaltou a importância. “A iniciativa de trazer esse curso de capacitação, vem enriquecer a situação dos municípios em questão de conhecimento dessa nova atribuição.” Complementa.

Os municípios que participaram da capacitação receberá o certificado do curso emitido pela SEMA. “Esse curso é uma das diretrizes com acordo de cooperação técnica, assinado entre o município e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA, onde tem uma demanda da lei complementar nº140 que fala da parte da supressão vegetação, que é para o conhecimento dos municípios. Vamos firmar um termo aditivo por tempo indeterminado para não precisar renovar a cada 02 anos”. Declara a técnica e coordenadora de Superintendência de Politicas e Planejamento Ambiental do SEMA, Celeste Simões.

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem