Para sanar as dificuldades causadas pela falta de acesso ao serviço de abastecimento de água, o lavrador Anísio Ribeiro dos Santos, de 62 anos, precisava recorrer a três tonéis de 600 litros que comprou para reservar o máximo de água de poço. Diferente do que acontecia, este morador da comunidade de Por Enquanto, no município de Mansidão, no oeste da Bahia, não está preocupado com o fato destes tonéis ficarem vazios, uma vez que água de qualidade agora sai das torneiras de sua casa. “O rio mais próximo fica a 52 quilômetros e a água do poço não estava mais chegando”, diz, ao se lembrar dos problemas que ficaram no passado.
Juntamente com mais 280 moradores, Anísio começou a receber água tratada distribuída pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), graças a mais uma ação concluída do Programa Água para Todos. O povoado de Por Enquanto passou a ser atendido pelo sistema que abastece o município de Mansidão e a comunidade de Tamburil. Ao todo, o sistema beneficia, atualmente, cerca de 3,6 mil pessoas com a água tratada captada do rio Preto.
A agente comunitária de saúde, também moradora de Por Enquanto, Antônia Oliveira, 56, se entusiasma ao lavar as roupas com água que sai da torneira, e ao falar do gosto da água, bem diferente do que estava acostumada a beber. “É mais qualidade de vida para a população. Vamos deixar de consumir água salobra e nem depender das chuvas e do carro pipa”.
Distribuição - A Embasa investiu na implantação de 980 metros de tubulação que leva água bombeada por uma estação elevatória até um reservatório previamente implantado pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), que também executou uma rede de distribuição de 3,7 quilômetros na comunidade de “Por Enquanto”. Ainda no município de Mansidão, está prevista a expansão da rede de abastecimento para outros quatro povoados: Aroeira, Barreiro, Caraibal e Poço do Meio.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.