
Nesta terça-feira (05/06), durante sessão ordinária, os vereadores receberam no plenário representantes do Hospital do Oeste, que fizeram esclarecimentos sobre o funcionamento da unidade. Compareceram a diretora administrativa Maria Eliana Ferreira, a coordenadora de enfermagem, Marina Barbizan, o diretor médico Luiz Cesar Soltoski e representantes da Secretaria de Saúde da Bahia - SESAB.
A solicitação foi feita através de requerimento do vereador Carlos Tito. Os vereadores fizeram questionamentos e ouviram as explicações do diretor médico.
Segundo Soltoski, as reclamações em torno do atendimento do Hospital se referem aos casos de emergência, visto que muitos pacientes são encaminhados por outras unidades de saúde sem verificação anterior da disponibilidade de vagas, o que causa, em sua opinião, a superlotação.
“Existem muitos casos simples que poderiam ser resolvidos nos postos de saúde dos próprios bairros ou nos hospitais municipais das cidades de origem dos pacientes, que na maioria das vezes, têm todas as condições de prestar atendimento inicial. A nossa prioridade é para casos de média e alta complexidade. Mais do que ampliado, o serviço deve ser otimizado”, explicou o diretor.
Foi consenso entre os edis a necessidade de ampliação da quantidade de leitos de UTI, o que, segundo Soltoski, já foi solicitado em projeto realizado pela OSID - Obras Sociais Irmã Dulce, instituição que gere o HO, e enviado à SESAB.
Para o presidente da Câmara, vereador Pastor Souza, as explicações foram satisfatórias. “Entendemos as dificuldades do Hospital diante da demanda, que não é somente do oeste, é inclusive de estados vizinhos. Ainda assim, vamos agendar uma visita da Comissão de Saúde desta Casa, para estarmos totalmente a par. Nossa obrigação é fiscalizar todo e qualquer órgão que presta serviço à sociedade”.
Foi aprovado em 2 votações o projeto de Lei 009/12, do Executivo, que dispõe sobre a organização e estruturação da Coordenadoria Geral de Segurança Pública e estabelece a criação de dois cargos de livre nomeação do Executivo: subcoordenadoria de Planejamento Estratégico e subcoordenadoria de Ações de Prevenção em Segurança Pública.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.