
A Associação dos Médicos Veterinários do Oeste da Bahia -AMEV e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia promovem no dia 15 de junho, a primeira reunião pública sobre Leishmaniose. O evento será no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, a partir das 8:00 horas. O objetivo é informar, prevenir e incentivar ações de controle da doença para reduzir seu impacto na saúde pública.
Leishmaniose ou Leishmaníase é uma é uma zoonose (doença dos animais que pode se transmitir ao homem), os animais infectados com maior grau de importância em relação aos humanos são os cães, os roedores e os próprios humanos.
Na forma mais popular da doença, Leishmaniose visceral (calazar), após a inoculação do protozoário os parasitas se disseminam das células de defesa do organismo e concentram-se no baço, fígado e medula óssea. Outras manifestações de comprometimento de todo o organismo se apresentam: febre,perda de peso e do apetite,crescimento do baço, fígado e gânglios linfáticos, anemia, modificação dos glóbulos brancos, plaquetas, hemorragias e infecções bacterianas são comuns. A evolução da doença não tratada é quase sempre fatal. A reativação da leishmaniose visceral é a regra nos casos de infecção concomitante por HIV ou outros imunocomprometimentos.
Como se transmite?
Não existe o contato de humano-humano. A transmissão da Leishmania se faz pela picada de uma mosca do tipo Lutzomia (mosca da areia – em inglês sandfly). Estes phlebotomus (insetos que chupam sangue) pertencem ao grupo Díptero, ou seja ao mesmo grupo das moscas, mosquitos, borrachudos e maruins. No Brasil, são conhecidas por diferentes nomes segundo suas distribuições geográficas: mosquito palha, asa dura, asa branca, cangalhinha, anjinho, entre outros nomes.
(Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?676)
Mais Informações – 3612 5919
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.