Tv Web

São Desidério sedia curso para tratorista agrícola



Foi iniciado na manhã de segunda, 19 e se estende até amanhã, sexta, 23, o curso de treinamento para tratorista agrícola. Uma parceria da Prefeitura Municipal de São Desidério por meio da Secretaria de Agricultura, Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães e Serviço de Aprendizagem Rural – SENAR.

O curso, oferecido gratuitamente, conta com 15 alunos e terá carga horária de 40 horas/aulas, sendo 16 horas de aulas teóricas e 24 de aulas práticas na Fazenda Grande Leste, somando cinco dias letivos.

As aulas serão ministradas pelo instrutor do SENAR, o zootecnista, James S. Jesus. “O treinamento busca levar a capacitação para quem já atua na área ou para quem deseja nela ingressar. O objetivo é colocá-los no mercado de trabalho, e qualificar o trabalhador rural, melhorando a qualidade dos serviços e dando oportunidades de aumentar sua renda”.
O treinamento tem como foco, noções básicas de operação e manutenção de tratores agrícolas e abordará conteúdos como, a introdução da mecanização agrícola (o início do trator até os dias atuais), estudos orgânicos de motores, os sistemas, complementares de funcionamento, de rodados, de motores, de freios, de tomada de potência, barra de pressão, acoplamento e desacoplamento, manutenção preventiva e periódica, baliza, operações a campo e segurança nas operações mecanizadas (NR 31.12).

Para o diretor do Departamento de Agropecuária e Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura, Leandro Rocha de Carvalho a demanda da atividade agrícola no município somada à carência de profissionais qualificados foram fatores primordiais para impulsionar o treinamento. “Comprova-se esta carência com a grande procura que este curso teve, no qual formamos 12 turmas, cada uma com 15 alunos que serão desenvolvidas no decorrer do ano”.

Além do material didático, todo suporte logístico foi dado pela secretaria, como espaço físico, alimentação e transporte para as atividades em campo.
A mobilizadora do SENAR e funcionária do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, Ivete Joner destacou a importância da parceria entres as entidades envolvidas para o sucesso destas capacitações. “Foi muito importante o envolvimento da Secretaria de Agricultura na realização deste curso, 90% da mobilização foi feita por este órgão que não mediu esforços em promovê-lo, visto que é um grande benefício para os moradores que receberão esta qualificação certificada”. Os certificados validados pelos Ministérios, da Educação e do Trabalho estarão disponíveis após 50 dias o curso.

Luís Carlos da Silva, um dos ingressantes no curso, já trabalhou como operador de trator convencional, hoje desempregado, tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre mecanização agrícola e uma nova chance de inclusão no mercado de trabalho. “O mercado é muito exigente e competitivo, cabe a nós estarmos sempre atualizando nossos conhecimentos, por que se não a gente para no tempo. Tenho esperança de entrar no mercado após esta qualificação”.

Texto: Adinete Batista

Fotos: Rodney Martins

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem