
Local reservado para segurança
Uma estrutura está sendo organizada para abrigar todos os órgãos de segurança que vão atuar no circuito da festa em um só lugar.
O local foi conseguido pela Coordenação de Segurança, no antigo prédio do Armazém Paraíba, na Avenida Antonio Carlos Magalhães.
Coordenador Municipal de Segurança
O coordenador de Segurança Pública do Município, Sargento Romenil, declarou que o espaço vai oferecer comodidade as corporações pelo tamanho, estacionamentos, banheiros, uma área para refeições, presídio e alojamentos montados.
Presídio correcional do ponto de apoio
No alojamento vão ficar Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e entidades Sociais de Segurança.
Montagem da estrutura interna
A Polícia Civil já está com esquema de segurança pronto para os cinco dias. A partir desta sexta-feira, dois delegados, nove agentes investigadores e dois escrivães atuarão diariamente em plantões noturnos no circuito da folia.
Situações de prisões em flagrante que por ventura forem registradas na área do evento serão apuradas no Complexo Policial do bairro Aratú. Nestes casos os prisioneiros vão ser encaminhados para uma das delegacias permanentes que manterão expediente normal.
Delegado da 1ª DP
Prisões simples e ocorrências de pequeno potencial ofensivo de acordo com delegado titular de Barreiras, Joaquim Rodrigues, vão ser analisadas na delegacia provisória na área da festa, onde qualquer queixa também poderá ser registrada.
Os fatos relacionados ao carnaval serão pautados em um banco de dados especial, criado apenas para esses procedimentos. Ele estará interligado ao sistema de anotações da Secretária de Segurança Pública da Bahia, que receberá todas as informações em tempo real.
Romenil e Capitão Araújo
Já o Capitão Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros, ressaltou que seu efetivo vai ser 100 por cento aumentado nas avenidas com relação ao carnaval anterior, para oferecer maior segurança ao carnavalesco.
“O posto terá duas viaturas: de combate a incêndio, busca e salvamento, além de três patrulhas de socorro por noite.
A equipe atenderá vítimas de trauma, mal súbito e coma alcoólico”.
O comando do 10º Batalhão da Polícia Militar está designando para fazer o patrulhamento na festa cerca de 250 homens.
Explicou o Capitão Vinicius, em entrevista à rádio Barreiras que essa corporação é suficiente, porque atende ao planejamento da PM realizado antecipadamente para a festa.
Nos bairros, nas três avenidas, Praça Landufo Alves e adjacências, policiais estarão distribuídos estrategicamente a pé e de carro.
Ele adiantou que também será feito policiamento ostensivo nos bairros.
Peritos Vagner Santos e Muro César
Começou nesta sexta-feira (17), o trabalho de vistoria em barracas, parque de diversões, trios e carros de apoio nas avenidas do carnaval barreirense.
O coordenador do Departamento de Polícia Técnica Mauro César, informou que essas medidas de segurança são tomadas para garantir que não ocorram imprevistos durante a folia momesca.
Ele também ressaltou que, a equipe de perícia composta pelo Crea, Coelba e vigilância sanitária, analisa equipamentos de segurança dos veículos, situação mecânica, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, geradores e extintores.
Coordenador do SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) vai participar desse esquema de segurança com quatro ambulâncias.
O coordenador do órgão Edson Roseno, esclarece que haverá uma ambulância posicionada na Av. ACM e outra na Clériston Andrade, dando apoio aos foliões.
Mural do Oeste
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.