Tv Web

Geddel, inelegível, articula sucessor para 2026 na Bahia

Segundo publicação do portal Metrópoles, o ex-ministro baiano Geddel Vieira Lima (MDB), impedido de disputar eleições após condenações judiciais, articula a candidatura de um novo nome de seu grupo político para a disputa ao Congresso Nacional em 2026.

O escolhido é o advogado Jayme Vieira Lima, atual presidente estadual do MDB na Bahia e primo de Geddel. De acordo com a apuração, Jayme deve concorrer a uma vaga de deputado federal pelo estado. Na última quinta-feira (11), ele posou ao lado do ex-presidente Michel Temer (MDB) durante o Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizado em Salvador.

A família Vieira Lima já teve representação na Câmara entre 2014 e 2018, com o deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), irmão de Geddel, que não conseguiu se reeleger. Apesar da derrota, Geddel manteve influência no cenário político baiano. Foi dele, por exemplo, a indicação que levou Geraldo Júnior (MDB) ao posto de vice-governador na gestão de Jerônimo Rodrigues (PT).

O ex-ministro esteve no centro de um dos maiores escândalos recentes da política brasileira. Em 2017, a Polícia Federal encontrou nove malas e caixas de dinheiro em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador. O imóvel, segundo as investigações, seria utilizado por Geddel para armazenar os valores.

Denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por lavagem de dinheiro e associação criminosa, Geddel foi condenado e chegou a cumprir pena no Complexo da Papuda, em Brasília. A inelegibilidade, no entanto, não impediu que o ex-ministro buscasse manter vivo o capital político do MDB baiano por meio de aliados e familiares.

Da redação Tv Web Barreiras



Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem