A corrida pela Prefeitura de Barreiras está cada vez mais apertada, e a decisão final pode vir apenas nos últimos momentos da campanha. De acordo com a primeira pesquisa realizada pela AtlasIntel/A TARDE no município, os candidatos estão em uma disputa tão acirrada que qualquer movimento pode alterar significativamente o cenário eleitoral.
Otoniel Teixeira (União Brasil), que conta com o apoio do atual prefeito Zito Barbosa, lidera com 30,8% das intenções de voto. Tito, candidato pelo PT, aparece logo atrás, com 29,9%, e Danilo Henrique (PP) segue na terceira posição, com 22,6%. Davi Schmidt (Novo) fecha o ranking com 11,9%. A diferença entre os três primeiros colocados é tão pequena que a decisão pode ser determinada por detalhes, especialmente se considerarmos os votos válidos, onde Otoniel tem 32,3%, Tito 31,5%, e Danilo 23,7%.

O fator decisivo nesta eleição pode ser Davi Schmidt, cujos votos têm o potencial de mudar o jogo, especialmente para Danilo Henrique. Yuri Sanches, Diretor de Risco Político da AtlasIntel, destaca que Schmidt pode se tornar o “fiel da balança”. "Podemos ver uma tendência de voto útil que poderia beneficiar tanto Otoniel quanto Danilo", analisa Sanches. Já Tito enfrenta desafios, pois o número de eleitores indecisos (2,4%) e de votos brancos e nulos (2,5%) é baixo, limitando seu espaço para crescimento.
A pesquisa também evidencia que, apesar das eleições municipais estarem centradas em questões locais, a polarização ideológica será um fator influente nas urnas este ano. "No Brasil de hoje, não podemos ignorar a força do elemento ideológico", afirma Sanches.
O perfil dos eleitores de Otoniel e Danilo reflete essa polarização. Otoniel, por exemplo, conta com o suporte da máquina pública e com sua experiência como presidente da Câmara, além do apoio do PL, em uma cidade onde Bolsonaro obteve 40,53% dos votos na última eleição. Por outro lado, Danilo Henrique atrai grande parte dos eleitores de ACM Neto, ex-prefeito de Salvador. A pesquisa aponta que 39,8% dos eleitores de Neto pretendem votar em Danilo, enquanto 37% se inclinam a apoiar Otoniel.
Otoniel e Danilo agora se enfrentam para conquistar o eleitorado de ACM Neto. "Essa disputa será decidida pela capacidade de cada um em transferir votos", observa Sanches. O maior desafio de Otoniel é consolidar o apoio de Zito, atual prefeito e membro do mesmo partido de Neto.
Entre os bolsonaristas de Barreiras, Otoniel também se destaca. Dos eleitores de João Roma, candidato ao governo estadual, 51,3% dizem votar em Otoniel, e entre os que apoiaram Bolsonaro, 50,4% fazem o mesmo. Tito, por outro lado, concentra votos principalmente entre os eleitores de menor renda e escolaridade, além dos beneficiários do Bolsa Família.
Saúde: O Telhado de Vidro de Zito
A pesquisa também avaliou a aprovação dos principais líderes políticos da cidade, revelando que Zito Barbosa, prefeito de Barreiras, tem uma aprovação de 48%. O presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues, por sua vez, têm 46% e 43% de aprovação, respectivamente. Entretanto, a área da saúde emerge como um ponto fraco significativo na administração de Zito, com 77,9% de reprovação. Questões como transporte público, corrupção, criminalidade, engarrafamentos e educação também foram citadas como problemas pela população.
“Otoniel terá que responder por essa gestão, e a saúde é, sem dúvida, seu maior desafio”, pondera Yuri. Tito, que tem apoio dos governos estadual e federal, pode usar isso a seu favor, prometendo melhorias na área de saúde. No entanto, ele precisará ser cuidadoso para não alienar o eleitorado antipetista, especialmente considerando que apenas 81,6% dos eleitores que votaram em Zito nas últimas eleições estão dispostos a repetir o voto.

Danilo Henrique, por sua vez, enfrenta o desafio de ser um nome ainda pouco conhecido pela população, com 42% dos eleitores afirmando não saber quem ele é. Esse número é superado apenas por Davi Schmidt, que é desconhecido por 71% dos eleitores.
A pesquisa da AtlasIntel/A TARDE foi realizada entre 2 e 8 de agosto de 2024, ouvindo 797 pessoas em Barreiras. A coleta foi feita por recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%. O registro no TSE é BA-03896/2024.
Da redação com informações e graficos do AtlasIntel/A TARDE
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.