Tv Web

SOL PODE PRODUZIR SUPERLABAREDA CAPAZ DE DESTRUIR A TERRA, AFIRMAM CIENTISTAS.


Um grupo de cientistas da Universidade de Warwick, na Inglaterra, afirmou que o Sol poderá emitir uma superlabareda de consequênciasdesastrosas para o nosso planeta. A pesquisa, publicada pela Astrophysical Journal Letters, foi baseada em uma observação, realizada pelo telescópio espacial Kepler, de uma estranha labareda emitida por uma estrela distante.

Com surpresa e preocupação, os cientistas afirmam que essa labareda seguia padrões muito parecidos com os das labaredas solares conhecidas. Isso significa que, sem sair do seu padrão de atividade, o Sol poderá produzir, em algum momento, um clarão mil vezes mais poderoso que suas labaredas habituais.

A estrela observada é uma binária de nome KIC9655129, que está localizada na nossa galáxia e poderá ter uma física idêntica à do Sol. Essas semelhanças significariam que o Sol tem o poder de produzir uma labareda de mais de 1 bilhão de megatons, fenômenoque colocaria em colapso todos os sistemas de energia e comunicação da Terra. 

Para confirmar isso, os cientistas tiveram que determinar se os processos físicos por trás de uma labareda comum e uma superlabareda são os mesmos. Depois de analisar séries temporais em busca dos padrões de onda presentes na curva de luz da superlabareda da estrela KIC9655129, eles chegaram a uma conclusão preocupante: tanto nas labaredas solares como nas superlabaredas estelares estão envolvidos os mesmos processos físicos. E isso confirma a hipótese que o Sol seria capaz, potencialmente, de produzir uma superlabareda devastadora.

Fonte: ABC

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem